logo

Outubro Rosa: saiba como se prevenir!

06 Out 2022 | 327 Visualizações | Saúde | por DIFERRO

Outubro chegou e com ele uma das maiores campanhas de prevenção ao câncer de mama: o Outubro Rosa. São 31 dias para promover a saúde e alertar sobre as causas e sintomas da doença.
Acometendo uma média de 66 mil pessoas anualmente, este é o segundo câncer com mais casos registrados no Brasil. A prevenção é muito importante e pode salvar vidas! Continue a leitura deste artigo que preparamos para falar sobre o câncer de mama neste Outubro Rosa!

Outubro Rosa: saiba como se prevenir!

Câncer de mama: causas
Há diversos fatores que podem apontar para o câncer de mama. É bastante comum o câncer se desenvolver em pessoas nas quais o histórico familiar confirma casos de cânceres, mas esse não é o único motivo.
Radioterapia em idade jovem, ter tido filho muito “tarde” ou não ter tido filhos, mamas densas e até mesmo o uso prolongado de reposições hormonais, como anticoncepcionais, são agravantes do câncer de mama.
Vale lembrar que rotinas estressantes e a falta de uma dieta nutritiva e exercícios físicos regulares são bastante prejudiciais à saúde e decisivos contra o câncer.

Quais os sintomas do câncer de mama? 
O gênero feminino é identificado com maiores casos de câncer de mama e muitos dos sintomas são perceptíveis. O câncer é um crescimento celular anormal, e quando atinge a região dos seios, a própria pessoa pode identificar anormalidades.
Nódulos indolores, mas endurecidos e fixos, nos seios, pescoço e embaixo dos braços são bastante comuns a serem percebidos nos casos desta doença. Mudanças no formato e textura do mamilo e do seio, como a aparência de “casca de laranja”, são outros sinais de alerta. 
Se você perceber também secreções, desconfortos e outras dores na região, consulte um médico imediatamente!

Como prevenir o câncer de mama
O câncer de mama quanto antes diagnosticado, maiores são as boas respostas ao tratamento. O conhecimento do próprio corpo é uma parte muito importante nesse processo.
Conhecido como autoexame, ao tocar as mamas, a pessoa consegue perceber mudanças e desconfortos que podem indicar o câncer. É claro, é essencial a ida a um médico especializado e realizar mamografias regulares, principalmente após  os 40 anos. 
O cuidado com a saúde mental e a adoção de práticas saudáveis, como uma dieta nutritiva, sem bebidas alcoólicas nem cigarros, e com muitos exercícios físicos! 

Cuidar de si mesma é um ato de amor! Sempre coloque sua saúde em primeiro lugar!
 

Não foi cadastrado nenhum comentário



Faça um comentário!

RECEBA NOVIDADES
EM SEU EMAIL