logo

Outubro Rosa: saiba mais sobre essa causa

30 Set 2021 | 253 Visualizações | Saúde | por Diferro

A campanha Outubro Rosa envolve instituições em prol da prevenção do câncer de mama, e a Diferro faz parte dessa causa. Saiba mais sobre esse movimento! 


O mês de outubro é marcado pela luta pela saúde e conscientização. A campanha Outubro Rosa busca ensinar e orientar a população sobre os perigos do câncer de mama e, principalmente, ensinar os meios de prevenção dessa doença. 

O movimento internacional foi criado em 1990, nos Estados Unidos. A primeira ação teve o objetivo de arrecadar fundos para uma pesquisa, realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation. A partir daí, a mobilização pela causa foi se tornando cada vez maior e hoje ocorre em diversos países. 

No Brasil, a primeira ação do Outubro Rosa aconteceu em 2002. Com o tempo, diversas entidades foram aderindo ao movimento e, desde 2010, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) coordena e dá as diretrizes anuais para a campanha.

Outubro Rosa: saiba mais sobre essa causa

Por que devemos falar sobre o câncer de mama?

Atualmente, é o segundo tipo de câncer mais comum no Brasil, depois do de pele. Também é o que mais causa mortes em mulheres. Porém, um em cada três casos da doença podem ser curados, se descobertos em estágios iniciais. 

Em 2021, o INCA estima que foram constatados 66.280 novos casos e, em 2019, foram 18.068 mortes. Por isso, trabalhar a conscientização é essencial!

Quem é mais propenso a ter a doença?

O risco aumenta a partir dos 50 anos, mas, mulheres mais jovens podem desenvolver câncer de mama, especialmente se há casos na família. 

Não existe uma causa única da doença, mas alguns fatores de risco incluem, sedentarismo, consumo de álcool, uso prolongado de contraceptivos orais, ter feito reposição hormonal pós-menopausa, além do histórico familiar. Confira todos nessa cartilha elaborada pelo INCA.

Além disso, homens também podem ter câncer de mama, apesar de serem apenas 1% dos casos. Portanto, a prevenção e o cuidado são importantes para todos! 

Quais as medidas para prevenir e diagnosticar doença?

Além de evitar e/ou ficar atento aos fatores de risco, é importante atentar para qualquer mudança nas mamas, como: caroços, alterações no bico do peito, nódulos na região das axilas ou pescoço, pele da mama avermelhada, saída espontânea de líquidos dos mamilos, entre outros. Ao identificar qualquer um desses sinais, ou outro sintoma diferente, é necessário procurar um médico. 

As mulheres com idade entre 50 e 69 anos devem fazer a mamografia periodicamente, no mínimo, a cada dois anos. Para mulheres com menos idade e que desejam acompanhar de alguma forma, principalmente relacionadas a fator de risco, é indicada a ecografia de mama.

A Diferro faz parte dessa luta! 

Estamos realizando diversas ações para o Outubro Rosa, durante todo o mês, buscando conscientizar nossas colaboradoras, clientes, parceiros, amigos, e familiares.

Com materiais eletrônicos e impressos contendo informações sobre o assunto, também iremos realizar um evento especial para todas as funcionárias, trazendo ainda mais o debate e as informações sobre esse tema. 

Saiba mais sobre nossos produtos e iniciativas no nosso site!

CONHEÇA A DIFERRO
 

Não foi cadastrado nenhum comentário



Faça um comentário!

Matérias
Relacionadas

RECEBA NOVIDADES
EM SEU EMAIL