logo

Dezembro Laranja: saiba como prevenir o câncer de pele

07 Dez 2021 | 587 Visualizações | Saúde | por Diferro

O fim do ano é marcado pelas campanhas de conscientização sobre problemas de saúde, e entre elas está o Dezembro Laranja. Criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, a ação tem como objetivo orientar sobre a prevenção do câncer de pele.

Esse é o tipo de tumor mais comum no Brasil, tendo mais de 180 mil novos casos por ano. Por isso, informar as pessoas sobre a doença é de extrema importância. 

Confira mais sobre o câncer de pele e sua prevenção! 

Dezembro Laranja: saiba como prevenir o câncer de pele

Como ocorre?

A exposição ao sol em excesso e sem proteção pode provocar alterações nas células, levando ao desenvolvimento da doença. Pessoas de pele muito clara, com pintas, manchas e sardas, idosos, quem tem histórico desse tipo de câncer na família e quem se expõe ao sol com muita frequência têm mais propensão a desenvolver tumores. 

Quais são os sintomas? 

Identificar os sinais do câncer de pele o quanto antes pode salvar vidas. Cerca de 10% dos casos são malignos, que podem evoluir para metástase em outras partes do corpo e levar à morte. Geralmente, os tumores ocorrem nas áreas mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas. Veja os sintomas mais comuns: 

• Manchas que coçam, descamam ou sangram;
• Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor;
• Feridas que não cicatrizam em até quatro semanas.

Se você notar qualquer um desses sinais ou outras características incomuns em sua pele, procure um médico imediatamente. 

Como prevenir? 

O primeiro passo é usar sempre o protetor solar. A partir dos seis meses de idade ele já pode ser utilizado. A aplicação deve ser em camadas generosas, e optando por um fator UV acima de 15. Em dias de muita exposição ao sol, deve ser reaplicado a cada 2 ou 3 horas, ou 4 a 5 quando não há tanto contato com os raios solares. 

O segundo passo é evitar ao máximo o sol nos períodos de maior incidência de raios ultravioleta, ou seja, das 10h às 16h. Se for necessário ficar ao ar livre nesses horários, use bonés, sombrinhas e roupas leves. Entretanto, o corpo humano tem a necessidade de vitamina D, que é mais facilmente absorvida nesses momentos, portanto, a exposição sem proteção por no máximo 15 minutos de apenas uma parte do corpo, como os braços ou as pernas, é benéfica para a saúde.

Espalhe essas informações e ajude a conscientizar as pessoas ao seu redor sobre os perigos do câncer de pele! 

Confira as novidades da Diferro. 

Para não perder nenhuma notícia e saber mais sobre nós e nosso trabalho, confira ou outros posts em nosso blog!

Não foi cadastrado nenhum comentário



Faça um comentário!

RECEBA NOVIDADES
EM SEU EMAIL