logo

Economia Circular: como o aço faz parte dela?

25 Out 2022 | 392 Visualizações | Meio Ambiente | por DIFERRO

A sustentabilidade é um tema que está em alta! Aproveite e entenda como o aço tem um impacto positivo nessa cadeia econômica.

Economia Circular: como o aço faz parte dela?

Hoje em dia, falar de economia e não envolver o meio ambiente é quase impossível. Pensar no futuro sem planejar o impacto das nossas ações na natureza e em toda a sociedade é totalmente inviável para empresas atualizadas e modernas. 
De todas as formas que temos para trabalhar com produções, lidando com a matéria-prima, seus gastos e os produtos prontos, a economia circular nos faz buscar processos que sejam verdes e garantam um retorno positivo para todos. 
Neste artigo, explicamos o que é essa economia circular, seus benefícios e como o aço e a Diferro possuem um papel importante neste sistema. Siga a leitura!


Primeiro, o que é economia circular?
“Os materiais consumidos hoje podem ser utilizados amanhã” e é assim que a economia circular é guiada. Este sistema, criado em meados de 1970, concilia o meio ambiente, o bem-estar da sociedade e ainda o crescimento econômico.  
O modelo econômico mais comum é o linear, onde visualizamos recursos serem retirados da natureza, utilizados e descartados, repetindo o processo várias vezes. Além da escassez, esse obsoleto método de produção cria ainda mais resíduos na natureza.
De acordo com a ONU, a Organização das Nações Unidas, nos próximos 30 anos, a população tende a crescer em 2 bilhões. Isso gera uma produção de lixo ainda maior, sendo necessário dar novos destinos a cada produto já utilizado. Ou destinos já conhecidos.
O sistema da economia circular capta resíduos, os trata e transforma para que possam ser aplicados novamente em diversas soluções. Valorizar os recursos já extraídos da natureza, trabalhando a reciclagem e reutilização é a forma da economia circular de melhorar o mundo.

Benefícios da economia circular
Quando falamos de reciclagem, é claro onde queremos chegar: pegar o que já é “lixo” e transformá-lo para que possa ser reutilizado na indústria. Mas a diminuição de resíduos na natureza não é a única vantagem que a economia circular traz.
O reuso de recursos hídricos, o menor desperdício e maior eficiência operacional e logística, mais empregos, crescimento econômico e novos negócios, investimentos, conscientização e educação da população acerca dos problemas ambientais… Tudo é possível com a aplicação da economia circular.
Dados de 2019 apresentados pela CNI, a Confederação Nacional da Indústria, revelam que 88% dos empresários brasileiros avaliam a economia circular como importante, e 76% das empresas já desenvolvem iniciativas sustentáveis.
A economia circular procura reduzir os impactos negativos da economia linear com a sustentabilidade, de forma inteligente e que seja próspera para o futuro de todas as pessoas e empresas.

Como o aço e a Diferro participam da economia circular?
O aço e o metal em geral são materiais muito utilizados atualmente pelas indústrias e é válido lembrar que são recicláveis. Estas matérias-primas podem ser transformadas e reaplicadas diversas vezes, o que é muito benéfico para o planeta.
A Diferro possui uma forte crença com a responsabilidade social, pensar nas pessoas, seu bem-estar e na qualidade do meio ambiente - faz parte do nosso dia a dia. Por isso, nosso trabalho com reciclagem de metais é avançado e tem sido assim por 50 anos.
Seguindo as legislações brasileiras em vigor, com mais de 600 caixas de coleta de resíduos metálicos pela região de Caxias do Sul e frota própria de caminhões participantes do programa Despoluir, a Diferro Reciclagem de Metais envolve muitas pessoas neste processo de reciclagem, dando um novo destino aos metais reciclados e promovendo melhorias econômicas.
Além disso, a Diferro Aços Especiais conta com fornecedores comprometidos e responsáveis com o meio ambiente, adquirindo portanto aços com procedência e que passaram por processos corretos de produção, principalmente nas usinas semi-integradas.
A sustentabilidade está no formato de administração de organizações, proteção do meio ambiente e a qualidade de vida de cada pessoa e nós fazemos parte disso!
 

Agora que você já sabe o que é economia circular e como o aço também contribui com ela, que tal descobrir mais sobre a história da Diferro e nossas soluções? 
Entre em contato conosco agora mesmo clicando aqui ou explore mais em nosso blog para conhecer o mundo do aço!

Não foi cadastrado nenhum comentário



Faça um comentário!

RECEBA NOVIDADES
EM SEU EMAIL