Saiba mais sobre a utilização de metais reciclados na indústria
30 Ago 2021 | 1234 Visualizações | Meio Ambiente | por Diferro
Como sabemos, quase 100% dos metais são recicláveis e podem voltar a fazer parte da indústria, prolongando sua vida e reduzindo impactos ambientais. Saiba Mais.
Um dos materiais mais recicláveis que existe no mundo é o aço. Se a coleta e reciclagem do metal forem feitos da forma correta, o aço mantém a qualidade e pode ser empregado em qualquer produto siderúrgico novamente.
Isso nos alerta sobre a enorme importância de estimular a renovação desse metal, pois, além de prolongar, e muito, sua vida útil, o processo contribui significativamente para a sustentabilidade.
Para entender mais, continue a leitura.
Metais, em geral, podem ser reciclados
Os metais são materiais que podem ser 100% reciclados e o processo pode ser feito diversas vezes, resultando em pouca perda das suas propriedades. Isso possibilita uma cadeia circular de utilização e contribui para a proteção do meio ambiente.
Divididos em dois grupos, ferrosos e não ferrosos, os metais ferrosos precisam receber um pouco mais de atenção, pois eles mantêm potencial de contaminação da natureza, mesmo a longo prazo.
Contudo, se a reciclagem for feita de forma adequada, todos os metais podem ser reutilizados novamente na siderurgia. Para saber mais, convidamos você a ler o artigo que trata sobre isso em nosso blog, clicando aqui.
O aumento do consumo do aço estimula a reciclagem
Recentemente, um estudo identificou que o consumo do aço tem crescido de forma acelerada na América Latina.
Quando a pandemia do Coronavírus se instaurou, o setor viu o consumo despencar, no entanto, ainda em 2020, a demanda voltou a crescer e o Brasil foi o país que registrou maior aumento de consumo.
O aço possui diversas propriedades que são apreciadas e, mesmo quando submetido à reciclagem, ainda entrega um produto final muito satisfatório.
Confira 3 curiosidades sobre o aço
1. Processo simplificado de reciclagem
É simples e barato reaproveitar aço. Confira as etapas do processo:
- Triagem para separação de impurezas;
- Realiza-se classificação, seleção e pesagem;
- O aço é prensado e enviado às siderúrgicas;
- O material é derretido e reaproveitado, resultando em um aço novo.
2 – Menos CO2 na atmosfera
A reciclagem do aço reduz o processo de fabricação do mesmo, que preserva recursos naturais não renováveis e, consequentemente, diminui a emissão do CO2, um gás nocivo à saúde e um dos principais causadores do efeito estufa.
3 – Aproveitamento dos materiais resultantes do processo
Fabricar aço resulta em alguns materiais: ferro gusa e escória. O primeiro é reutilizado ao se misturar com outros componentes que formarão o aço; o segundo é aproveitado na construção civil, para material base de cimento e pavimentação. Ou seja, nada é descartado.
Nós temos orgulho em trabalhar duro para que o aço seja útil e reaproveitado, atendendo amplamente a indústria, com um ciclo de vida longo, resistente e absolutamente sustentável.
Nos esforçamos diariamente para entregar produtos de qualidade, com muito valor agregado, tendo em mente que as pessoas são a parte mais importante do processo.
Quer saber mais sobre nós e fazer parte da grande família Diferro, como parceiro, fornecedor ou, simplesmente, apreciador? Então, continue navegando e confira mais conteúdos em nosso blog.
Não foi cadastrado nenhum comentário