logo

NOVEMBRO AZUL | Um homem de atitude é um homem que se cuida!

13 Nov 2023 | 276 Visualizações | Notícia | por Diferro Aços Especiais

NOVEMBRO AZUL | Um homem de atitude é um homem que se cuida!

Chegamos em um novo mês, mas ainda queremos continuar a falar sobre saúde, e o mais importante: a conscientização ao câncer.
Para este mês, o cuidado é com a campanha de saúde Novembro Azul, ativa no Brasil desde 2008, que busca falar sobre o câncer de próstata.
Para este blog especial, a Diferro estará trazendo mais informações acerca das causas, sintomas e formas de prevenção da doença!
Continue a sua leitura e saiba mais. 



Sobre o câncer de próstata: causas e sintomas


O câncer de próstata é o segundo câncer que mais atinge homens, atrás somente do câncer de pele não melanoma. Somente em 2022, segundo o INCA, o número de casos no Brasil somou  71.730, por isso é tão importante falarmos sobre o assunto. 
Apesar do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata ser no dia 17 de novembro, o mês inteiro é dedicado para falar de causas, sintomas e a importância de exames. A doença é recorrente em homens com mais de 60 anos, com maior incidência em fumantes, obesos, pessoas com casos do câncer na família e quem foi exposto a químicos como aminas aromáticas, arsênio, produtos de petróleo, dioxinas, entre outros.
A próstata é uma glândula localizada na parte baixa do abdômen, abaixo da bexiga e na frente do reto, responsável pela produção de parte do sêmen. É comum um homem possuir o câncer e a próstata não dar sinais, por ter um crescimento lento. Alguns sintomas que podem ser analisados são as dores e dificuldades para urinar.  
Em etapas mais avançadas da doença, dores ósseas aparecem junto aos sintomas urinários, com infecções e insuficiência renal. 



Como prevenir o câncer de próstata
Não é necessário esperar sinais e dores aparecerem para tratar o câncer de próstata. Com um diagnóstico precoce, você tem maiores chances de um tratamento bem sucedido. Mesmo que os sintomas pareçam comuns ou podem ser confundidos com outra enfermidade, é essencial investigar. 
Os exames que podem encontrar a presença de câncer de próstata são biópsias da glândula, ultrassonografia de próstata por via abdominal, ultrassonografia de próstata via transretal e o exame de toque retal, além de outros processos clínicos, laboratoriais endoscópicos ou radiológicos.
Vá ao seu médico com frequência e realize seus exames, principalmente se você tem mais de 60 anos. O cuidado com a saúde é fundamental para uma boa qualidade de vida, some isso com melhores hábitos alimentares e exercícios físicos e se previna de doenças como o câncer!
A Diferro deixa disponível novamente sua cartilha informativa com mais dados sobre a doença, para que você fique por dentro de todos os detalhes e possa se prevenir!

 

                                                              


Faz parte da nossa cultura o cuidado com as pessoas, dentro e fora da nossa empresa.

Compartilhe este conteúdo da Diferro e informe mais pessoas sobre a prevenção do câncer de próstata!

Não foi cadastrado nenhum comentário



Faça um comentário!

RECEBA NOVIDADES
EM SEU EMAIL