logo

Dia Mundial da Água: descubra qual é a sua importância!

22 Mar 2022 | 315 Visualizações | Conhecimento | por Diferro

Dia Mundial da Água: descubra qual é a sua importância!

 

A data de 22 de março é escolhida para trazer à tona um tema que afeta a todos nós: a preservação de algo essencial para a vida. O Dia Mundial da Água nos lembra que devemos cuidar desse elemento que é necessário para a sobrevivência humana. 

Como surgiu esse evento? O que podemos fazer para conscientizar sobre o assunto e preservar esse recurso tão precioso? Acompanhe o texto para descobrir! 

 

Como foi criado o Dia da Água? 

A ação de conscientização foi instituída pela Organização das Nações Unidas em 1992, visando a discussão sobre o tema e criando a Declaração Universal dos Direitos da Água. 

O texto tem dez artigos, que falam sobre as formas de protegê-la e sua importância. Confira um resumo: 

1. A água faz parte do patrimônio do planeta;

2. A água é a seiva do nosso planeta;

3. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;

4. O equilíbrio e o futuro do planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

5. A água não é somente herança de nossos predecessores, mas, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;

6. A água não é uma doação gratuita da natureza, ela tem um valor econômico: ela é, algumas vezes, rara e de difícil acesso, podendo ficar escassa em qualquer região do mundo;

7. A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada;

8. A utilização da água implica respeito à lei;

9. A gestão da água impõe um equilíbrio entre sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;

10. O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso, devido à distribuição desigual sobre a Terra.

 

O que fazer para preservar a água? 

Existem diversas mudanças pequenas que, quando integradas na rotina de muitas pessoas, ajudam a economizar esse recurso. Conheça algumas ações que você pode colocar em prática: 

  • Tome banhos rápidos: defina um tempo máximo e siga à risca. Baixar a duração do banho de 15 para cinco minutos gera uma economia de quase 100 litros.

  • Reutilize a água da chuva: investir em sistemas que coletam a água da chuva, para ser usada nos vasos sanitários, para regar plantas e para limpar calçadas, ajuda não apenas a preservar esse recurso, mas também, a baixar a conta de luz. 

  • Arrume vazamentos e torneiras pingando: o pinga-pinga de uma pia parece inofensivo, mas gera um desperdício enorme. A solução é simples e barata, já que trocar a borracha da torneira geralmente resolve o problema. O mesmo serve para os vazamentos. 

  • Lave carros, calçadas e pátios com balde: usar a mangueira nessas situações leva a gastos desnecessários e excessivos. Colocar a água em um balde funciona tão bem quanto e com menos desperdício. 

Para saber mais sobre datas comemorativas e boas práticas de preservação do meio ambiente e saúde, confira o blog da Diferro, clicando aqui

Não foi cadastrado nenhum comentário



Faça um comentário!

RECEBA NOVIDADES
EM SEU EMAIL