logo

Antiguidade: você sabia que a história do aço começa em 4000 a.C.?

03 Ago 2022 | 132 Visualizações | Conhecimento | por

O aço está presente constantemente em nosso dia a dia em diversos formatos, mesmo sem repararmos. Mas… Há quanto tempo tem sido assim?
A história deste material como conhecemos hoje é bastante longa e curiosa. Acompanhe este artigo que preparamos contando a história do aço, desde a antiguidade até suas funções na atualidade!

Antiguidade: você sabia que a história do aço começa em 4000 a.C.?

Descoberta na idade antiga

O aço é uma liga de ferro e carbono, então sua descoberta é datada junto a estes materiais. No primeiro período da História, onde o homem inventa a escrita em 4000 a.C., também é onde os primeiros indícios da utilização do ferro aparecem. 

Essas primeiras evidências de ferro metálico recolhido por tribos nômades foram encontradas na região da Ásia Menor, no extremo oeste da asiático, onde atualmente temos países como a Turquia. 

Segundo o sistema proposto no século XIX por arqueólogos escandinavos, a Idade da Pedra se seguiu a Idade dos Metais. Primeiro, a do Bronze e, em seguida, a do Ferro. A Idade do Bronze se desenvolveu entre os anos 4000 e 2000 a.C. Por ser mais resistente do que o cobre, o bronze possibilitou a fabricação de armas e instrumentos mais rígidos.

A Idade do Ferro é considerada como o último estágio tecnológico e cultural da pré-história. Aos poucos, as armas e os utensílios feitos de bronze foram substituídos pelo ferro. Na Europa e no Oriente Médio, a Idade do Ferro começou por volta de 1200 a.C. Na China, porém, ela só se iniciou em 600 a.C.

Conforme a humanidade se desenvolveu, a forma de tratar metais também mudou. Em torno de 1444, o minério de ferro passou a ser fundido em altos-fornos, processo que é usado até hoje. As temperaturas atingidas nesses fornos eram ainda maiores, o que permitia a maior absorção de carbono do carvão vegetal. Isso tornava o ferro e as ligas de aço mais duros e resistentes. Na ocasião, a produção diária do forno era de cerca de 1.500 kg.

A Revolução Industrial iniciada na Inglaterra, no final do século XVIII, tornaria a produção de ferro ainda mais importante para a humanidade. Nesse período, as comunidades agrária e rural começaram a perder força para as sociedades urbanas e mecanizadas.

Em 1856, aconteceu a grande virada: o homem descobriu como produzir aço em grandes quantidades a partir do ferro e o uso de grandes fornos.

A partir do século XX, as siderúrgicas foram aumentando os investimentos em tecnologia de forma a reduzir o impacto da produção no meio ambiente, reforçar a segurança dos funcionários e da comunidade, assim como produzir cada vez mais aço com menos insumos e matérias-primas.

A evolução do aço

O aço é muito mais resistente que o ferro fundido e pode ser reciclado muitas vezes. Este material excelente demonstra força ao desgaste, impacto e à corrosão. 
Por todas as suas qualidades, o aço passou a ser o preferido das indústrias, que também levam em conta seu ótimo custo. O material pode ser encontrado em chapas, blocos, arames, perfilados, barras, entre outras formas a serem utilizadas por empresas de diferentes segmentos.


Como utilizamos os vários tipos de aço 


Por ser um material leve e durável, o aço é muito funcional para uso geral. Mas sua utilidade não para aqui, pois o aço também tem muita presença nas indústrias produtoras de máquinas, na indústria automobilística, no setor ferramenteiro, entre vários outros.
E há diferentes tipos de aços a serem aplicados nessas soluções que encontramos diariamente, como:
- Aço carbono;
- Aço ligado/especial;
- Aço ferramenta;
A produção do aço, mesmo que sustentável por ser um material reciclável, está sempre inovando com pesquisas e novas formas de fabricação. A Diferro Aços Especiais entende bem quando o assunto é aço de qualidade, inovador e que trabalha a sustentabilidade. 

Há mais de 50 anos no mercado, iniciando com a reciclagem de metais, a Diferro traz serviços e o melhor em aço para ferramentaria e construção mecânica.

Clique aqui para entrar em contato conosco agora mesmo e realizar um orçamento para a sua empresa!

Não foi cadastrado nenhum comentário



Faça um comentário!

RECEBA NOVIDADES
EM SEU EMAIL