logo

Reciclagem de metais: entenda por que esse processo é tão importante

07 Jul 2021 | 2197 Visualizações | Reciclagem de Metais | por Diferro

O descarte incorreto dos metais no meio ambiente têm trazido muitos impactos negativos para todos os seres vivos. Os metais eliminados de forma errada danificam os recursos naturais do planeta.

Diante de um cenário assim e levando em conta que os metais são versáteis, resistentes e muito duráveis, é preciso investir na reciclagem dos mesmos.

No artigo a seguir, vamos explicar como é importante reciclar esse tipo de material. Continue a leitura e saiba mais!
 

Reciclagem de metais: entenda por que esse processo é tão importante

A descoberta dos metais

Voltando um pouco no tempo, lá na pré-história, foi descoberto o primeiro metal: o cobre. Hoje em dia, pode-se afirmar que 50% do cobre utilizado em diversos itens são originados a partir da reciclagem. Após isso, as pessoas foram descobrindo as utilidades do metal, suas propriedades e funcionalidades.

Depois da descoberta da utilidade do fogo, a produção de itens com metais nunca mais parou. Atualmente, eles são minérios responsáveis pelo sustento de toda a economia mundial.

Os benefícios da reciclagem de metais

A reciclagem correta implica em diversos benefícios, que vão desde a economia, até o mais importante, que é a preservação do meio ambiente. Por isso, o descarte correto de materiais e a reciclagem são caminhos promissores para curar o nosso planeta.

Os metais são 100% recicláveis e podem passar por esse processo inúmeras vezes e ainda sim manter as suas propriedades iniciais. Já pensou quanto benefício essa atitude pode trazer?

A grosso modo, existem dois grupos de metais: 

  • Ferrosos (ferro e aço), com alto potencial de contaminação na natureza mesmo com o passar do tempo;
  • Não ferrosos (cobre, alumínio, níquel, chumbo e zinco), esses têm o potencial contaminante diminuído ao longo do tempo, o que não os torna inofensivos.

Agora, você compreende que a reciclagem diminui a necessidade da extração de metais e também a sua permanência na natureza? É economia e preservação em uma atitude simples.

A reciclagem promove mais saúde e sustentabilidade

A maioria dos metais pode levar mais de 100 anos (500 anos se falarmos de alumínio), para se decompor e isso representa lixo rolando e contaminando o solo e os lençóis freáticos.

A separação e coleta seletiva dos materiais já representa um grande benefício quando falamos em reciclagem. Esta atitude evita que os materiais parem em aterros sanitários através do descarte incorreto ou ainda pior, nas ruas, causando danos aos vegetais e animais.

Além disso, os seres humanos não metabolizam os elementos que os metais contêm e a presença dos mesmos na água e alimentos pode trazer danos a diversos órgãos, sérios problemas no sistema nervoso e até mesmo câncer.

Quando pensamos em sustentabilidade, a reciclagem promove um gerenciamento de materiais. É ela que vai processar os materiais para torná-los úteis novamente, voltando a ser matéria-prima e não lixo.

É um processo fantástico, que remete ao respeito e agradecimento de nós, seres humanos, para a natureza, que nos proporciona tantos recursos. 

A Diferro conta com uma Unidade de Reciclagem de Metais

Isso mesmo, nós somos parte do mercado do aço e entendemos que temos papel fundamental na manutenção da natureza e seus recursos, portanto, somos comprometidos com a coleta, separação e destinação correta de resíduos metálicos.

Há quase 50 anos, nós atuamos na conscientização e cuidados com o meio ambiente através de práticas de gestão muito eficazes. Trabalhamos com rigor, tendo licenças ambientais e treinamentos constantes.

Quer saber mais? Acesse aqui!

A nossa seriedade e competência está em todo e qualquer trabalho que possamos desenvolver.

Não foi cadastrado nenhum comentário



Faça um comentário!

RECEBA NOVIDADES
EM SEU EMAIL