logo

Mês da Mulher Diferro: conheça Jaqueline Santarem

27 Mar 2024 | 223 Visualizações | Data Comemorativa | por Diferro Aços Especiais

Mês da Mulher Diferro: conheça Jaqueline Santarem


O mês de março é marcado principalmente pelo dia 8, o Dia Internacional da Mulher, onde relembramos das lutas femininas por direitos, seus desafios diários e seu papel na sociedade hoje. É importante falarmos sobre a presença das mulheres em diferentes áreas, onde a força feminina pode chegar e os obstáculos enfrentados pensando em um futuro melhor. 

E isso também se aplica aqui na Diferro. A nossa diretora, Jaqueline Santarem, é uma grande e premiada mulher na indústria do aço e é dela que vamos falar hoje! Veja mais sobre as mulheres na gestão da indústria do aço e a história da Jaqueline!

Continue a sua leitura!

 Como as mulheres estão na indústria?  Veja os dados

A presença das mulheres em diferentes funções dentro de indústrias ainda é muito menor que a de homens, mas alguns dados vêm apresentando crescimento. Segundo dados do Observatório Nacional da Indústria, de 2008 a 2021, houve um salto de 24% para 31,8% na participação de mulheres nas gestões de indústrias. 

Isso é uma informação muito importante pois, segundo pesquisa do IBGE de 2019, até então 37,4% dos cargos gerenciais existentes eram ocupados por mulheres. Nas outras áreas da economia, as mulheres têm uma presença muito maior do que na indústria, mas é satisfatório ver esse crescimento! E nós temos um grande exemplo dentro da Diferro. 

 

 Mulher de aço: conheça Jaqueline Santarem 

Nas palavras da própria, Jaqueline foi “criada” em meio às siderúrgicas, estando sempre presente durante os diversos momentos da empresa Diferro Aços Especiais. Durante o início da pandemia da COVID-19, devido a um acidente sofrido pelos pais, Jaqueline assumiu o controle da empresa. 

Em uma época crítica, Jaqueline gerenciou a falta de produtos e a forte oscilação de preços no mercado do aço. São muitos os desafios diários enfrentados na gerência de um negócio com a abrangência da Diferro, buscando sempre pelo avanço tecnológico, expansão dentro do mercado e o cuidado com as pessoas e o meio ambiente em cada processo. 

Por todo este trabalho, em 2023, a Jaqueline recebeu o prêmio Destaques do Aço! Este prêmio é realizado há 48 anos pela Associação do Aço do Rio Grande do Sul (AARS), que muda o nome de “Homem do Aço” para “Destaques do Aço”, afinal, Jaqueline foi a primeira mulher a receber esta distinção! 

Jaqueline, como observado pelos colaboradores da Diferro, é referência em atuação, conduzindo os negócios com profissionalismo e pensando no desenvolvimento das pessoas ao seu redor. Com este trabalho, que alcança novos patamares para o protagonismo feminino, Jaqueline faz a diferença por todas. 

Leia mais sobre o prêmio Destaque do Aço de 2023 em: ‘Destaque do Aço 2023: Jaqueline Santarem, a primeira mulher a conquistar esta distinção’

Não foi cadastrado nenhum comentário



Faça um comentário!

RECEBA NOVIDADES
EM SEU EMAIL