logo

FIQUE POR DENTRO

Últimas Notícias

Expectativas altas: consumo do aço deve crescer 3% em 2021

05 de Janeiro de 2021

Por influência, principalmente, da construção civil, o consumo do aço deve ter bom aumento em 2021, segundo análise de especialistas.

O setor do aço no Brasil passou por grandes dificuldades durante o pico da pandemia de Coronavírus no país. No entanto, a expectativa para 2021 é de crescimento e aumento significativo das vendas internas.

O Instituto Aço Brasil identificou três etapas de crescimento do setor, a partir do início da pandemia. A primeira foi a de sensibilidade e observação de toda a cadeia produtiva e a realização de aporte de crédito.

Na segunda etapa, em meados de maio e junho, ocorreu a retomada da economia e a reativação dos equipamentos de produção, que resultou na terceira etapa, onde houve a retomada do crescimento econômico, sustentando e projetando o crescimento para 2021.

O consumo do aço atualmente representa, em média, 80% em mais da metade das empresas de distribuição de matérias de construção somente em solo brasileiro. Durante o período de pandemia, a construção civil demonstrou grande força e não parou de trabalhar e consumir aço.

Além disso, se espera que o ritmo de crescimento no segmento de aços planos aumente, em função da recuperação da indústria automobilística no país, pois desde o mês de setembro, houve grandes altas na produção e venda de veículos.

E mais: o Índice de Confiança de Indústria do aço (ICIA) teve, em novembro de 2020, um patamar histórico de 85,2 pontos, aumentando o otimismo acerca do crescimento do mercado do aço em 2021.

No contexto econômico atual, a indústria do aço se mantém resiliente. Embora tenha que trabalhar com altos preços, a grande demanda do produto tem se mostrado fator determinante para o consumo do aço, mantendo a alta procura pelo material.

Sendo assim, o cenário de mercado é motivador, para que o setor siderúrgico ascenda no ano que está começando.

Expectativas altas consumo do aco deve crescer 3 em 2021

RECEBA NOVIDADES
EM SEU EMAIL