logo

FIQUE POR DENTRO

Últimas Notícias

Aplicação do Aço #4: Moldes Plásticos

10 de Outubro de 2018

O polímero, mais conhecido como plástico no vocabulário popular é um dos materiais mais comuns e versáteis que são utilizados na indústria. Com este material é possível moldar grandes inovações. A palavra plástico vem do grego “Plastikós” que significa “aquilo que pode ser moldado”. 

Os polímeros podem ser divididos em dois grupos: termoplásticos e termorrígidos.
-Os termoplásticos se tornam maleáveis quando são expostos ao calor, podendo ser moldados e reutilizados diversas vezes. São os mais utilizados para a produção de produtos comuns do dia a dia como garrafas de refrigerante. 
-Já os termorrígidos não possuem a mesma característica, pois mesmo expostos ao calor não se liquidificam. Isso impede que esses materiais sejam reciclados e reutilizados diversas vezes devido ao alto custo gerado no processo. Este tipo de plástico é comumente usado em solados para sapatos e interruptores.

O plástico que conhecemos hoje despontou no início do século XX sendo utilizado em praticamente todos os segmentos da indústria. Atualmente podemos ver o uso de moldes plásticos para a produção de diversos materiais, como grandes componentes de carros, utensílios de cozinha dos mais variáveis tipos e até pequenas peças para brinquedos.

Os aços para moldes plásticos são conhecidos pelas suas características como a polibilidade, resposta a texturização e ao tratamento térmico, a usinabilidade e resistência ao desgaste. Alguns dos aços utilizados para a produção de moldes são: P20 (2311), VR300, VR400, WNr 1.2738, VPATLAS e H13. 

#DiferroéConhecimento #DiferroéTecnologia

Aplicacao do aco 4 moldes plasticos

RECEBA NOVIDADES
EM SEU EMAIL