logo

FIQUE POR DENTRO

Últimas Notícias

Aplicação do Aço #3: Construção Civil

28 de Agosto de 2018

Uma pequena ponte de 30 metros de extensão de ferro fundido foi responsável pelo pontapé inicial para utilização do aço na construção civil. A Ironbridge (em tradução livre, "ponte de ferro"), localizada no condado de Shropshire na Inglaterra é considerada a primeira ponte a ter sido feita inteiramente de aço. Aberta em 1781, a ponte ganhou grande importância na região, principalmente pelo comércio, já que ela serviu como rota de troca de mercadorias e acesso as minas locais.

Uma das cidades próximas a ponte é Coalbrookdale, cidade que teve grande importância durante revolução industrial, pois foi um grande polo industrial. Após o período da revolução, a cidade deixou de ser um grande polo e a movimentação na ponte caiu drasticamente. Mesmo com esta consequência, isto foi um ponto positivo para a construção que acabou tendo uma melhor preservação. Atualmente a ponte serve apenas para a travessia de pedestres.

Como a ponte se tornou uma via fácil de acesso para o comércio, a Ironbridge possuía um grande fluxo de pessoas e carruagens. Por isso, foi construído uma casa de pedágios para a travessia da ponte, servindo para um melhor controle e também auxiliava na economia da cidade de Ironbridge.

A Ironbridge quase deixou de ser a primeira ponte a ser construída apenas com aço, pois em 1755 uma ponte foi parcialmente construída na cidade de Lyon na França. A obra só teve seu encerramento por falta de verba.

No século 18 a utilização do aço ainda era muito rudimentar, mas com o passar dos séculos evoluímos a forma de manejar o aço e suas aplicações. Atualmente podemos ver o aço em diversos locais na construção civil como prédios, estádios de futebol e até pontes 5 vezes maiores que a pequena Ironbridge. Os materiais mais utilizados neste segmento são os perfis I, U e W, as cantoneiras e as barras chatas.

#DiferroéConhecimento #DiferroéTecnologia

Aplicacao do aco 3 construcao civil Aplicacao do aco 3 construcao civil

RECEBA NOVIDADES
EM SEU EMAIL