Aplicação do Aço #2: Indústria Automotiva
18 de Julho de 2018O Modelo T foi o carro que revolucionou a indústria automotiva, pois foi o primeiro automóvel a ser produzido em série. Foram mais de 15 milhões de unidades vendidas durante os 19 anos de produção. Um veículo fácil de pilotar e simples de reparar sem a necessidade de um mecânico. O Modelo T chegava a 75 km/h e possuía em torno de 20 cavalos de potência.
Durante a primeira guerra mundial o Modelo T foi utilizado de diversas maneiras, principalmente como ambulância. Foi o carro mais popular do mundo já que era rápido de se produzir e muito barato para os padrões da época, não só nos EUA, mas também no mundo todo.
O aço foi a matéria prima essencial para a criação do Modelo T, pois sua estrutura era composta por chapas de aço que revestiam todo o carro, além da madeira que dava forma ao veículo. Em 1912 as primeiras grandes empresas da época, adotaram o uso do aço em quase todos os componentes dos veículos.
Com o passar das décadas houve grandes evoluções na indústria automotiva, surgindo a necessidade de diminuir o peso dos carros produzidos para gerar uma melhor performance. Por essa razão, o aço foi perdendo espaço na composição dos veículos dando visibilidade para novos materiais como o plástico, o alumínio e a borracha.
Atualmente há uma grande variedade de aços usados na produção dos veículos, mais leves e com maior resistência ao impacto, servindo para uma maior proteção do motorista durante acidentes.
Componentes que possuem aplicação do aço:
-Carroceria
-Chassi
-Lâminas de para-choque
-Barras de portas
-Bancos
#DiferroéConhecimento #DiferroéTecnologia