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A América do Sul terá em breve sua maior ponte suspensa

15 de Março de 2021

Com 2750 metros de extensão, a Chacao será a maior ponte suspensa do continente

A ponte pênsil Chacao está sendo construída no Chile, para ligar o continente à ilha Chiloé. O objetivo é reduzir o tempo de viagem entre as partes de 45 minutos (de balsa), para algo em torno de 3 minutos, gerando grande impacto econômico e turístico.

Estima-se que serão necessários o uso de 38 mil m³ de concreto e 1.300 toneladas de aço em sua construção. O custo da obra é de aproximadamente US $ 700 milhões, e a previsão de inauguração é para o ano de 2023.

Estruturas que não se abalarão

Para garantir que a ponte Chacao seja segura e atenda a todas as expectativas que propõe, o projeto exigiu uma equipe de consultoria multidisciplinar para lidar com as intempéries e condições climáticas difíceis do local, além é claro, que seja resistente aos terremotos.

A ponte Chacao contará com duas torres de sustentação, que terão 179,8 metros de altura, e outra terá 160,77 metros. Contará também com dois grandes vãos – um a 1.055 metros, a partir da ilha, e outro a 1.100 metros, a partir do continente. Em relação ao nível do mar, a estrutura terá uma altitude de 59 metros, para permitir a passagem de embarcações.

Para garantir o desempenho sísmico das torres de concreto, foram necessárias armaduras de aço na estrutura da estaca, além de uma caixa externa de aço com 70 mm de espessura em seu topo. Este núcleo de aço também deu às fundações a flexibilidade para lidar com as ondas que atingem a localização costeira da ponte. Em toda a estrutura da Chacao, o aço é crucial para seu bom desempenho.

Aços modernos e estrutura leve

Toda a plataforma da ponte, que tem 24 metros de largura, é fabricada em chapa de aço estrutural, resistente aos ventos de mais de 240 km/h que atingem a região. As vigas em caixa ortotrópica são formadas com pelo menos 20.700 toneladas de aço de alta resistência. A estrutura reforçada, permite que a plataforma da ponte transporte de cargas veiculares e contribui para a estrutura geral de suporte de carga.

A ponte deve ter vida útil de pelo menos 100 anos e os aços modernos de alta resistência permitem estruturas mais leves, que não comprometem a durabilidade. Cada componente do projeto foi pensado para atender a todos os requisitos exclusivos do local.

Em função da alta atividade sísmica, o excelente desempenho do aço é fundamental. Os cabos da ponte suspensa também são de fios de aço galvanizado, pois este oferece melhor relação entre resistência à ruptura e peso em pontes suspensas.

A ponte Chacao é, sem dúvida, um projeto que extrai o máximo desempenho de seus materiais e o aço é vital para que a ponte cumpra seu papel. Projetos como este mostram a força do aço e provam que ele é indispensável quando se quer força, resistência e mutabilidade.
 

Fontes:
https://stories.worldsteel.org/infrastructure/south-america-chacao-longest-suspension-bridge-earthquake-resistant/
https://metalica.com.br
https://www.cimentoitambe.com.br/massa-cinzenta/maior-ponte-pensil-da-america-latina/

A america do sul tera em breve sua maior ponte suspensa

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