Arame para solda MIG/MAG: conheça este produto
21 Set 2021 | 5417 Visualizações | Construção Mecânica | por Diferro
A escolha correta de um arame para solda vai depender do tipo de base a ser soldado e, geralmente, o arame e a base precisam ter composições semelhantes.
Claro que existem exceções, mas a escolha incorreta pode causar consequências graves se não possuir as características mecânicas exigidas pela junta a ser soldada.
Conheça a seguir o arame que se utiliza na realização de soldas MIG/MAG.
Boa leitura!
A solda MIG
O processo de solda MIG opera por grandes períodos de tempo e oferece eficiência e produtividade. A MIG pode ser utilizada em aço inoxidável, aço normal, alumínio, chapas de metal e placas estruturais.
Sendo assim, esta é a melhor opção para indústrias que têm alta taxa de produção, em função da rapidez da execução, baixa taxa de distorção das peças e inexistência de perda de pontas. Além disso, é indicada para soldagem de materiais grandes e grossos.
A solda MAG
A solda MAG utiliza gás ativo como proteção e este participa ativamente das alterações metalúrgicas da poça de fusão ou na solda. O processo MAG pode contemplar a mistura de dois gases, por exemplo: Argônio + CO2.
Em geral, essa soldagem é utilizada em materiais ferrosos e, conforme a combinação de gases, pode ser utilizada na soldagem de aços inoxidáveis. Sua utilização serve para grandes trabalhos de toda a área industrial.
Arames para realizar soldas MIG/MAG
Como dissemos, os arames são classificados por sua composição química e propriedades mecânicas, de acordo com um padrão chamado de AWS A5.18.
Frequentemente, os arames são classificados pela sua composição química e propriedades mecânicas, segundo AWS A5.18. O exemplo abaixo mostra a especificação de arame sólido destinado à soldagem de aço carbono.
Nosso arame tem a seguinte composição: ER70S-6
- ER – E refere-se ao eletrodo e ER se a forma é de arame ou vareta;
- 70 – Condiz com limite mínimo de resistência à tração X 1.000 psi, que, neste caso é igual a 70.000 psi ou 490 Mpa;
- S – Informa se é arame ou vareta sólido;
- 6 – Informa se a composição química foi obtida conforme ensaios específicos estabelecidos pela especificação AWS.
Fatores como o diâmetro do arame serão definidos de acordo com o tipo de solda ou aplicação no qual será utilizado, onde leva-se em conta a potência do equipamento de solda, posição da soldagem, espessura das chapas, tipo de junta e técnica escolhida e também o tipo de transferência metálica.
Conosco, você encontra o produto ideal!
O nosso arame possibilita aplicação na indústria de máquinas e implementos agrícolas, automobilística, caldeiraria pesada, indústria naval, entre outros diversos segmentos. Para conhecer o produto, clique AQUI e saiba mais.
Nos prontificamos a esclarecer todas as suas dúvidas e, inclusive, realizar orçamentos através dos nossos canais de atendimento.
Não foi cadastrado nenhum comentário