logo

Arame para solda MIG/MAG: conheça este produto

21 Set 2021 | 4398 Visualizações | Construção Mecânica | por Diferro

A escolha correta de um arame para solda vai depender do tipo de base a ser soldado e, geralmente, o arame e a base precisam ter composições semelhantes. 

Claro que existem exceções, mas a escolha incorreta pode causar consequências graves se não possuir as características mecânicas exigidas pela junta a ser soldada.

Conheça a seguir o arame que se utiliza na realização de soldas MIG/MAG. 

Boa leitura!

Arame para solda MIG/MAG: conheça este produto

A solda MIG

O processo de solda MIG opera por grandes períodos de tempo e oferece eficiência e produtividade. A MIG pode ser utilizada em aço inoxidável, aço normal, alumínio, chapas de metal e placas estruturais.

Sendo assim, esta é a melhor opção para indústrias que têm alta taxa de produção, em função da rapidez da execução, baixa taxa de distorção das peças e inexistência de perda de pontas. Além disso, é indicada para soldagem de materiais grandes e grossos.

A solda MAG

A solda MAG utiliza gás ativo como proteção e este participa ativamente das alterações metalúrgicas da poça de fusão ou na solda. O processo MAG pode contemplar a mistura de dois gases, por exemplo: Argônio + CO2.

Em geral, essa soldagem é utilizada em materiais ferrosos e, conforme a combinação de gases, pode ser utilizada na soldagem de aços inoxidáveis. Sua utilização serve para grandes trabalhos de toda a área industrial.

Arames para realizar soldas MIG/MAG

Como dissemos, os arames são classificados por sua composição química e propriedades mecânicas, de acordo com um padrão chamado de AWS A5.18.

Frequentemente, os arames são classificados pela sua composição química e propriedades mecânicas, segundo AWS A5.18. O exemplo abaixo mostra a especificação de arame sólido destinado à soldagem de aço carbono.

Nosso arame tem a seguinte composição: ER70S-6

  • ER – E refere-se ao eletrodo e ER se a forma é de arame ou vareta;
  • 70 – Condiz com limite mínimo de resistência à tração X 1.000 psi, que, neste caso é igual a 70.000 psi ou 490 Mpa;
  • S – Informa se é arame ou vareta sólido;
  • 6 – Informa se a composição química foi obtida conforme ensaios específicos estabelecidos pela especificação AWS.

Fatores como o diâmetro do arame serão definidos de acordo com o tipo de solda ou aplicação no qual será utilizado, onde leva-se em conta a potência do equipamento de solda, posição da soldagem, espessura das chapas, tipo de junta e técnica escolhida e também o tipo de transferência metálica.

Conosco, você encontra o produto ideal!

O nosso arame possibilita aplicação na indústria de máquinas e implementos agrícolas, automobilística, caldeiraria pesada, indústria naval, entre outros diversos segmentos. Para conhecer o produto, clique AQUI e saiba mais.

Nos prontificamos a esclarecer todas as suas dúvidas e, inclusive, realizar orçamentos através dos nossos canais de atendimento. 

FALE CONOSCO

Não foi cadastrado nenhum comentário



Faça um comentário!

RECEBA NOVIDADES
EM SEU EMAIL