logo

Saiba quais cuidados adotar no Novembro Azul

18 Nov 2022 | 243 Visualizações | Campanha | por Diferro

Novembro é o mês escolhido no calendário para trazer o câncer de próstata como pauta. As campanhas de saúde são muito importantes para frisar cuidados e informações acerca da qualidade de vida da população. E essa preocupação com as pessoas também faz parte da Diferro. 

Quando falamos de doenças como o câncer, é importante abordar as causas e fatores de risco, os possíveis sintomas e formas de prevenção e práticas para adotar durante o tratamento. Por isso, preparamos este conteúdo especial e informativo!

Continue a leitura e saiba mais sobre o câncer de próstata e como combatê-lo!

Saiba quais cuidados adotar no Novembro Azul

Quais as causas do câncer de próstata? 


Primeiro, a próstata é uma glândula localizada na parte baixa do abdômen masculino que é responsável pela produção de parte do sêmen e envolve parte da uretra. Sim, o câncer com o segundo maior número de incidências localiza-se em um pequeno órgão.
 
O tumor pode se desenvolver de forma lenta e passar despercebido pela vida inteira de um homem ou ter um rápido crescimento e levar à morte. De qualquer forma, o cuidado é importante!

O câncer de próstata tem vários fatores de risco, como hereditariedade, raça, uma vez que a incidência em homens negros por fator genético é maior, e maus hábitos, como uma alimentação gordurosa, falta de exercícios, excesso de álcool e tabagismo.


Como diagnosticar o câncer de próstata? E seus sintomas?


O exame do toque retal é essencial, cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente com ele. Mas há outros exames necessários recomendados por profissionais. Porém, o câncer pode não apresentar sintomas antes do exame, para homens acima dos 50 anos, é importante a ida regular ao urologista. 

Mesmo assim, há sintomas que podem aparecer antes dessa idade e podem ser sinais de câncer de próstata. É muito comum nestes casos o surgimento de dificuldade para urinar, seja ter passagem da urina dolorida, urinar em gotas ou jatos, problemas para interromper o ato, pouca urina ou vontade incontrolável de urinar, mesmo sem a bexiga cheia.

Mas também vale a atenção para ejaculação dolorosa ou dificuldade em mantê-la, além de dores em locais como lombar, testículos, bacia, pélvis e até mesmo joelhos. Em casos raros, há sangue na urina ou no esperma. 

O câncer em estado avançado pode trazer dores ósseas também, infecções generalizadas e insuficiência renal. Mas não é desejado chegar a este ponto. Saiba como se prevenir!


Saiba como se prevenir e cuidar da saúde


O diagnóstico precoce abre 90% de chance de cura, por isso a ida ao médico e seguir o tratamento adequado é importante. Mas para melhorar a qualidade de vida, ajudar na recuperação e prevenção do câncer de próstata e outras doenças, siga estas dicas:
•    Opte por uma boa dieta: alimentação rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais;
•    Remova os excessos: alimentos gordurosos e de origem animal, álcool e cigarro;
•    Cuide da sua saúde física e mental: vire adepto dos exercícios físicos, construa hobbies e lembre-se de trabalhar seu psicológico;
•    E lembre-se: tenha relações sexuais seguras e com proteção.


Segundo o INCA, Instituto Nacional de Câncer, em 2020, o Brasil registrou 68.840 casos de câncer de próstata, sendo que 11.729 resultaram em morte. Essa é uma doença séria, mas com os cuidados certos e os exames regulares sendo feitos para melhor acompanhamento, podemos vencer o câncer! 

Não espere a luta começar para se tornar um vencedor!

Previna-se

Não foi cadastrado nenhum comentário



Faça um comentário!

RECEBA NOVIDADES
EM SEU EMAIL